sábado, 24 de outubro de 2009

British Council

Nem contei para vocês, mas no final de setembro comecei um novo curso de inglês, dessa vez fiz uma imersão, foram 80 horas de aula. Ate aprendi mais um pouquinho, mas ainda falta muito. Bom, hoje foi o ultimo dia e ainda bem, pois juro que fiquei exausta. Foi tanta informação nova em tão pouco tempo que já estava começando a esquecer ate o caminho de casa.
Mulher e bicho esquisito, ja dizia Rita Lee, e eu sou a rainha, passei nove meses reclamando que tinha muito tempo livre e nesse ultimo mes so soube pedir foi por........ tempo livre!! Caraca vai dormir com um barulho desse. E agora tenho 100% de certeza que na segunda feira já estarei com saudades e pedindo mais.
Deixando a bobagem de lado foi incrível me misturar com tanto estrangeiro, deu para conhecer mais de perto algumas culturas muito distantes de nos. Na minha turma tinha 2 coreanas, 1 de Taiwan, 1 suica, 1 alemã, 1 japonesa, 1 tailandesa, 4 chineses e 4 da Arábia Saudita (com veu e mangas compridas). Sem contar os professores: 1 inglês, uma americana e uma neo-zelandesa.  A dinâmica do curso foi centrada na diversidade, sempre que possível e independente do tema nos era pedido algum exemplo sobre o nosso pais. Viajei muito com meus colegas durante as aulas.
Conhecimentos adquiridos:
1. Aprendi que chinês nao fura fila porque e mal educado, mas sim porque tem pressa ou alguma emergência, e os outros nao reclamam porque sabem disso.
2. Que na Korea quem paga a conta e sempre o mais velho, ou o homem. Qualquer coisa diferente disso e uma grande ofensa.
3. Nao se deve mexer na cabeca de tailandes, isso e uma falta de respeito enorme.
4. Japonês sempre fala manso e nao varia a entonacao porque e grosseria.
5. Que na Arabia Saudita nao tem cinema, nem teatro mas tem shopping. E mulher ate ja pode sair sem o marido, mas so se for escoltada pelo motorista.
6. Elas nao dirigem, e se cobrem inteiras, mas nem ligam porque acreditam em Deus e que ele disse que assim deve ser. E sao felizes, e alegres, e gentis.
7. Que os alemães estao largando a escola aos 16 anos, ao final do segundo grau deles para conhecer  o mundo e so muitos anos depois voltar aos estudos. Ou então arranjam emprego em alguma firma e depois de alguns anos de trabalho árduo se candidatam a vagas mais especializadas como estagiários. E que ao final dessas etapas acabam ganhando poucos marcos a menos do que quem fez universidade.
8. Ah, e que meu pai estava certo, se voce precisar de um favor peca a quem estiver mais atarefado, porque ele dara um jeito para encaixar mais uma atividade. Ao passo que quem tem muito tempo livre sempre vai adiar para amanha, e nunca ira fazer. Eu estive ocupadissima, mas dei conta de tudo, e ate postei mais no blog.
Quando eu me lembrar de mais alguma coisa escrevo a respeito. Ai embaixo fotos do cursinho.







terça-feira, 20 de outubro de 2009

CASAMENTO

Acabei de receber este texto por email, sei que daqui a alguns dias todos receberao tambem, porque na internet tudo se espalha. Mas e tao bom que me sinto obrigada a ajudar a difundir. Espero que os casados entendam e que os solteiros nao o esquecam.

 CASAR-SE DE NOVO
 Por Arnaldo Jabor

Meus amigos separados não cansam de perguntar como consegui ficar casado 30 anos com a mesma mulher.  As mulheres sempre mais maldosas q os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo. Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento por tanto tempo. Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. 
Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas dito isso, minha resposta é mais ou menos a q segue: Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade já estou em meu 3º casamento - a única diferença é q casei 3 vezes com a mesma mulher.  Minha esposa, se não me engano, está em seu 5º, pq ela pensou em pegar as malas mais vezes q eu.
O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher. O segredo no fundo, é renovar o casamento e não procurar um casamento novo... Isso exige alguns cuidados e preocupações q são esquecidos no dia-a-dia do casal.  De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, seduzir e ser seduzido.
Há quanto tempo vcs não saem para dançar?
Há quanto tempo vc não tenta conquistá-la, ou conquistá-lo, como se seu par fosse um pretendente em potencial?
Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter a sua irrestrita atenção?
Sem falar dos inúmeros quilos q se acrescentaram a vc depois do casamento. Mulher e marido q se separam, perdem 10 kg num único mês, por q vcs não podem conseguir o mesmo? Faça de conta que vc está de caso novo.  Se fosse um casamento novo, vc certamente passaria a freqüentar lugares novos e desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte de cabelo, a maquiagem.  Mas tudo isso pode ser feito sem q vc se separe de seu cônjuge.
Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher, ou o mesmo marido, por 30 anos, com a mesma roupa, o mesmo batom, os mesmos amigos, as mesmas piadas. Muitas vezes, não é a sua esposa q está ficando chata e mofada, é vc, são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração. Se vc se divorciasse, certamente trocaria tudo, q é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo circuito de amigos.
Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro, e muitas uniões se esfacelam pq o casal se recusa a pagar esses pequenos custos, necessários para renovar um casamento. Mas se vc se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas e vc ainda terá a pensão dos filhos do casamento anterior.
Não existe essa tal 'estabilidade do casamento' nem ela deveria ser almejada... O mundo muda, e vc também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos. A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma 'relação estável', mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas q jamais teria pensado em fazer no inicio do casamento. Vc faz isso constantemente no trabalho, pq não fazer na própria família? É o q seus filhos fazem desde q vieram ao mundo.  Portanto, descubra a nova mulher, ou o novo homem, q vive ao seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo e interessante par.
Tenho certeza q seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos,e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão: por isso, de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.





sábado, 17 de outubro de 2009

DEEPAVALI

Eu disse que contava o que era e até tentei entender, mas é meio complicado. Tem um monte de explicacoes, um monte de batalhas ganhas por um monte de deus de nome difícil e para resumir tem a ver com iluminação interior de cada ser humano. E por conta dessa iluminação é representado por muitas luzes, lanternas de óleo e banhos também em óleo. Os hindus se saudam e perguntam "Já tomou banho no Ganges?" para representar o tal banho de purificação em óleo ou literalmente para quem pode, o banho sagrado no rio Ganges.
E considerado o mais importante feriado hindu, tão importante quanto o nosso natal. Sendo tempo de harmonização, perdão e boa vontade. E um feriado móvel, de acordo com o calendário lunar indiano, e este ano caiu hoje, 17 de outubro.

Pronto agora que confundi mais do que expliquei vamos ao meu Deepavali: Para começar fomos passear no Istana, residência oficial e escritório do presidente de Cingapura que fica bem no coração da cidade, na badalada Orchard Road. Este local só é aberto ao publico em poucos feriados nacionais. Possui um jardim belíssimo, meio parecido com um campo de golfe, porque o primeiro presidente daqui era super fã do esporte.
Além dos jardins, tivemos acesso ao primeiro andar da residência, onde costumam ocorrer alguns jantares e visitas oficiais. Tudo bem bonito e com uns lustres de cristal que me fizeram perder o fôlego de tão lindos, pena que a gente não podia fotografar.



Prédios do outro lado da Orchard road




 

Trajes muçulmanos, indianos e ocidentais


Istana Palace



Depois da visita e do almoço em um restaurante japonês/americano delicioso fomos para Little India ver um pouco do Deepavali. Vimos metade da Índia andando pelas ruas do bairro, todo mundo arrumado (veja bem, arrumado, não necessariamente cheiroso) e muitas guirlandas de flores.  Aproveitamos para dar uma passadinha no mercado local e comprar frutas e legumes fresquinhos. Uma coisa eu preciso dizer, apesar de alguns odores muito ruins, no geral tinha um cheiro interessante no ar, acho que resultado de tanta pimenta e condimentos diferentes que eles usam na culinária indiana.



Ah, a metade da Índia que estava na rua era a de homens, porque se vi 2 mulheres foi muito. Não sei se elas ficaram em casa cozinhando, ou se porque era feriado, todo o povo da construção civil e naval de Cingapura estava passeando. João disse que parecia o estaleiro em um dia normal de trabalho. E eu parecia a miss Brasil 2000, fiz um sucesso, todos os olhares para a melhor mulher do pedaço (o primeiro que disser que era porque eu era a unica que estava lá vai apanhar).
Cansados e exausto de tanto andar e por conta do calor desértico de Cingapura voltamos para casa e para um banho gelado.

A noite mais Little India. Dessa vez para ver as luzes acesas e fazer uma visita ao templo de Sri Veeramakaliamman Temple, dedicado à deusa hindu Kali, que é a encarnação de Shakti , esposa do Deus Shiva (eu disse que o negocio era complicado). O templo estava bombando. Aliás toda a região bombava com gente saindo pelos ladrões, muitos carros, luzes, restaurantes repletos, um monte de gringo tirando fotografia. Mas nem foi tão bom, faltou uma musiquinha, uma animação, acho que faltou a Ivete Sangalo cantando uns axés.

As luzes do Deepavali


Luzes, carros e gente




O templo







As lanternas

Muitos fiéis


A deusa Kali


Justificar

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Momento radio/relogio

Quantos idiomas existem no mundo?

São 6 912 idiomas em todo o mundo, segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta. O livro, é uma espécie de bíblia da lingüística, indicando quais são as línguas em uso, onde elas são faladas e quantas pessoas usam o idioma. De acordo com os organizadores da enciclopédia, o total de línguas no planeta pode ser até maior. Estima-se que haja entre 300 e 400 línguas ainda não catalogadas em regiões do Pacífico e da Ásia. Além de somar todas as línguas que existem, o Ethnologue traz outras curiosidades na ponta da língua. Aí embaixo, estão selecionadas algumas.

NO BRASIL

Nosso país tem 188 idiomas em uso - o português (claro!), mais 187 variedades indígenas. Uma delas é o apiacá, falado por apenas dois brasileiros, e o ofaié, praticado por 11 índios do Mato Grosso do Sul. Cerca de 30 dessas línguas estão em extinção e 47 idiomas que um dia foram falados no país já desapareceram para sempre

A MAIS FALADA

O idioma mais popular do planeta é o mandarim, o principal dialeto chinês, falado por algo em torno de 870 milhões de pessoas. Em segundo lugar aparece o hindi, a língua oficial da Índia, usado por cerca de 500 milhões de pessoas. O espanhol vem em terceiro lugar, o inglês em quarto e o nosso português em sétimo

EM EXTINÇÃO

O Ethnologue lista 497 línguas que correm o risco de desaparecer em poucas décadas. E segundo a Unesco metade dos idiomas falados hoje em dia pode sumir durante o século 21, por causa do predomínio do inglês nas páginas da internet

MAIS E MENOS

O país com mais línguas no mundo é Papua Nova Guiné, onde são falados nada menos que 820 idiomas diferentes - a vizinha Indonésia é a vice-campeã, com 742 idiomas. No outro extremo, a Coréia do Norte é o único país onde só se fala uma língua. Em seguida, vem o Haiti, com dois idiomas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

THEEMITHI e outras coisitas mais.

Na madrugada de 4 para 5 de outubro acordamos as 3 horas para assistir mais um evento religioso. Dessa vez foi o Theemithi ou caminhada de fogo, ja explico: os devotos da religião hindu apos uma longa procissão que começa em Little India, no Templo de Sri Srinivasa Perumal e termina em Chinatown, no Templo de Sri Mariamman, pagam suas promessas a Deusa Draupadi (ou ainda Mariamman, a do templo), caminhando sobre um braseiro de mais ou menos uns 3 metros de comprimento. No final tem um tanque cheio de leite para esfriar os pes. Essa celebracao acontece aqui, na India e no sul da Africa. Em Cingapura cerca de 2500 hindus, sendo mais ou menos 10% de origem chinesa caminham sobre o braseiro, ja deu para imaginar o tamanho da fila de espera.

O Theemithi nao e apenas um dia de ritual e a culminacao de varios celebracoes que ocorrem neste periodo para comemorar o evento epico hindu "Mahabaratha". Isto e, a vitoria e o final de uma guerra entre duas importantes familias indianas que representavam, na realidade, valores da crenca hindu. Ao final da batalha, a deusa Draupadi ao ver os corpos dos combatentes mortos, corta seus cabelos pela primeira vez e caminha sobre o fogo para provar sua virtude e castidade. Mas hein?? Neste periodo fazem jejum alimentar e sexual, e muitas oracoes assim como leituras diarias do "Mahabaratha" nos templos. Essa e a forma como os participantes conquistam a purificacao. O Theemithi sempre acontece na segunda feira antes da lua nova, anterior ao Deepavali (em outro dia conto o que e isso).

Então la fomos nos. Para entrar no templo precisamos tirar os sapatos, eu deixei os meus na entrada mas João, e claro, carregou os dele, porque veio para Cingapura mais continua desconfiado como sempre. Descalços, caminhamos pelo templo todo enfeitado e com o chao salpicado de acafrao. Resumindo uma semana depois ainda tinha o pe tatuado de amarelo. Eram quase 4 horas, mas parecia dia tamanha a quantidade de indiano que havia por la e para variar nao cheiravam muito bem. Aperta daqui, aperta de la, consegui algumas fotos e mais uma historia para contar aqui.

Ta certo que nao sou la muito crente, e tambem e importante dizer que apesar de nao achar muita coisa a tal caminhada em brasas (nem tao vivas), respeito pelo menos um pouquinho a empreitada. Mas vamos falar a verdade: se voce tem fe deveria andar em contricao, sobre o braseiro. Mas nao minha filha, a turma rezava, fazia um monte de salamaleques na frente do braseiro e pronto, pernas para que te quero. Era um corrida e muitos saltitos, e olha que o carvao estava meio dormindo. No final da pistinha o cidadao se jogava dentro do tanque de leite amparado por 6 homens que ladeavam o mesmo prontos para nao deixar ninguem cair de boca. Eu que tinha visto o Thaipusam, totalmente diferente, fiquei com muita vontade de rir tamanha "fe e coragem" dos participantes. Fala serio!!

Templo todo enfeitado com flores




Hindus esperando do lado de fora para entrar no templo


As mulheres rezam e esperam


Vai um chinelo ai?


Esperando para correr


So nao entendi a roupinha


Tocando para animar a turma


Pe de acafrao


O braseiro


A corrida


Visao do telao


Tem casa nao e? Vai dormir na cama, por favor!



Tambem tivemos a formula 1, dessa vez Joao ficou num lugar muito VIP e fez algumas fotos dos boxes.






Cingapura vista do circuito



Aqui embaixo 2 fotos do Esplanade theatre, por dentro, no show do Elvis Costello. Vi e me acabei de chorar ouvindo She ao vivo.




E para teminar fomos neste ultimo fim de semana ao cinema. Pense numa coisa chique: cadeiras reclinaveis e automaticas, quase como camas; cobertor bem quentinho; ninguem atrapalhando nossa visao, nenhuma fila para comprar os ingressos e garcons nos servindo por todo o filme. Isso existe e chama-se sala gold. Quero ver como vou me acostumar ao Cine box Manaira de novo.




Beijos e ate a proxima.


domingo, 4 de outubro de 2009

AJUDA AMIGA

Passo para agradecer a um amigo anônimo do blog que fez uma pequena correção ortográfica, mas de grande valor para mim. Obrigada pela ajuda.
Quanto aos acentos continuo empacada, baixei um corretor ortográfico na esperança de resolver todos os problemas, mas ele tem um banco de dados pobre e so ajuda um pouco. Tentei escrever pelo Word, mas como esta em inglês não corrige português. Então ficamos assim: ora acentuo, ora não, isso sem significar nenhuma reforma ortográfica pessoal.

sábado, 3 de outubro de 2009

OLIMPIADAS 2016

Eu sou carioca e como tal nao penso muito bem, gosto mesmo e de uma boa festa, muito carnaval. Por isso estou pulando de felicidade com a vitória do Rio. Fui jantar num restaurante cubano com musica de primeiríssima qualidade, mas desisti da dança porque estava histérica para acompanhar a votação. Cheguei da rua, liguei na CNN e BBC e roi a unha com força. Que legal vencemos!!! Mas ai começaram as analises, e agora estou cheia de culpa. Como estragaram a minha festa vou estragar a de vocês também.
Ta certo que a vitória foi muito aplaudida pelas ditas televisões. O discurso do Lula (argh) também foi muito elogiado, ate mesmo classificado como decisivo no resultado final. E a CNN nos deu o título de melhor anfitrião, justificando que so mesmo um povo muito caliente seria capaz de fazer uma festa como a que se seguiu ao anuncio do resultado. O barulho era tao alto que o comentarista, ao vivo, nao conseguia ser ouvido nem ouvir nada, desistiram da transmissão e a tal reporter foi encontrar um telefone num lugar sossegado para fazer os comentários.

Mas ai desataram a trazer a baila os problemas de sempre, que listo a seguir porque acho que merecem uma reflexão:

1. temos 7 anos para preparar 2 mega eventos,
2. precisaremos de bilhões de reais para tal,
3. as obras para o pan nao foram concluídas a tempo ( por exemplo: o metro que deveria chegar a Barra ainda esta por Ipanema),
4. mundos de dinheiro foram desviados durante a organização do pan,
5. nossos políticos continuam internacionalmente famosos por fazerem desaparecer somas vultosas,
6. somos tao carentes em areas tao importantes como saúde, educação e segurança, sera essa a melhor destinação das verbas publicas?
7. e por ultimo e que me arrasou de vez: o que realmente significara sediar os jogos, aumento ou enterro definitivo da auto estima da nossa cidade?


Se alguem tiver alguma ideia do porque eu nao consigo formatar a fonte do blog, eu agradeco.