quarta-feira, 6 de maio de 2009

CIDADE DE CHENGDE

Apos muitos passeios em Beijing viajamos para o interior, Chengde, ha 250km de Beijing e 4 horas e meia de carro, isso porque fomos por uma estradinha secundaria. Nesse caminho tivemos a oportunidade de ver de perto o interior da China. Descobrimos uma paisagem arida, muitos rios secos. O abastecimento de agua ao norte da China e um problema. O aquifero responsavel por essa regiao teve seus niveis diminuidos sensivelmente nos ultimos anos e parece que o colapso anda proximo.






Tambem vimos outros trechos da muralha da China, em Jingcheng.








O que se ve de mais bonito sao as plantacoes de pessegos e damasco, tudo em flor.









A cidade, com uma população de quase 4 milhões de habitantes, foi a antiga capital de verão da dinastia Qing. Esta, a última dinastia imperial chinesa, foi fundada pelos manchus, um povo do nordeste do país e originário das estepes mongóis.

Claro que como era uma excursao conosco tinha que ter umas maluquices. Durante a viagem achei que nosso motorista estava com sono, fechando os olhos. A Guta ficou dizendo que era implicancia minha, que chines tem olho fechado mesmo. Mas ainda assim acho que ele estava cochilando ao volante e sem saber como resolver inventei que queria ir ao banheiro, pedi para fazer uma parada no primeiro posto que passasse. Paramos, e ele foi fumar e esticar o corpo. Entao tive que ir ao banheiro e comecou um novo capitulo para esta secao. O tal banheiro era um muro com uma coberturazinha fazendo as vezes de telhado e duas fendas no meio do chao, simulando o ja nosso conhecido sistema turco. So que neste caso, as fendas davam numa rampa e esta rampa acabava no mato. E assim o que voce fizesse no buraco rolava lindamente direto para o matinho. Ate ai tudo bem, so que nem tudo rolava rampa abaixo e coisas iam se acumulando no caminho, formando um engarrafamento. Uma vitrine e tanto. Agua.....ha,ha,ha nem sinal. Fotos......nao tenho, porque Joao disse que seria o supra sumo do mau gosto. Eu me arrependo por nao ter tirado, coisas assim sao unicas, gracas a Deus.
Voltamos para o carro e o chines estava mais alerta, e a qualquer sinal de que ele estava cochilando eu comecava a falar alto, feito uma doida, o que nao e nenhum problema para mim. Parada em banheiro de novo, nem pensar.

Ao chegar em Chengde, uma boa surpresa, trocamos de guia e esta falava e entendia ingles!!! Nos levou para almocar e comemos uma comidinha danada de boa, ja nao era sem tempo.
Depois fomos visitar um dos muitos templos budistas da cidade. O Puning, que representa um tal de budismo Mahayana, enorme e belissimo, mas um maquina de fazer dinheiro. A cada momento nos era oferecido um incenso, uma reza, uma almofada para oracao, tudo por algumas boas moedas. Foi o budismo menos espiritual que ja presenciei. Em frente a estatua principal tem um cercado cheio de monges e se a gente der 100 yuan entra no cercado, ajoelha na almofada e eles entoam canticos e fazem uma reza especial. Eu nao paguei, entao o monge me deu uma sacada e escarrou. Para variar, mais uma demonstracao da educacao chinesa.







Olha os cantores esperando para entoar uns canticos por algum dinheiro, no bolso deles e claro.



Voce vai andando em torno do templo e girando esses cilindros. Em cada cilindro tem um trecho das escrituras sagradas do budismo, escrito em manchu. Voce le, compreende a moral da historia e passa para o proximo. E no final esta enriquecido de sabedoria e protegido. Bem que o Joao tentou ler, mas acho que os oculos estao meio fracos.



Ja que nao deu para ler, quem sabe queimando uns incensos.....



Mas o que valeu foi ver o Buda de madeira. Sao 27,2 metros, 40 bracos e 43 olhos. O Buda dos Inúmeros Braços possui 20 braços de cada lado, e em cada braco uma mao com um olho, mais 2 olhos no rosto e um no meio da testa, é simplesmente magnífico. É o maior Buda de madeira do mundo, pesando 110 toneladas. So nao deu para fotografar. A estátua e muito alta e nao ha espaco em volta ficando dificil de enquadrar.
Comparando com o Cristo Redentor, que tem 36 metros e esta em um espaco aberto, da para ter ideia da coisa toda. Além do mais, era proibido fotografá-la mesmo. Roubo uma imagem da internet.



Ah, para sair do templo temos que passar em umas lojinhas, para praticar mais um pouco de budismo comercial.



Algumas lojinhas depois....



Demos uma volta na frente de outros templos, todos enormes e lindos e fomos para o Palácio de Verão. Ele foi construído durante a Dinastia Qing que no verao fugia do calor de Beijing. O palácio em Chengde é o maior parque imperial na China. Ele ocupa uma área de 5,6 milhões de metros quadrados. Começou a ser construido em 1703, durando 89 anos, ate o ano de 1792. Há 124 grupos de construções no parque. A área de construção total é de mais de 100 mil metros quadrados. Há 72 paisagens no parque nomeadas pelos imperadores. Varios recantos, lagos, muita paisagem charmosa e gente desfrutando disso. Vimos casais de noivos sendo fotografados, gente pintando e sendo pintada, pessoas tendo aula de violino, e muitos praticando esportes. Um clima bem gostoso.

Esse ai embaixo e o templo e o templo Dalai Lama, construido em homenagem aos 60 anos do imperador.


E esse e o templo Panchan Lama, construido em homenagem aos 70 anos do imperador.



Palacio de Chengde







Jardins do palacio











Sempre me disseram que dia de muito, vespera de pouco. Pois bem, nos comemos as melhores refeicoes dessa viagem em Chengde. Mas no dia seguinte, ao cafe da manha, nos esperava o legitimo breakfast chines. So deu para encarar o cream cheese que eu havia trazido de Cingapura com um pao doce xexelento que a guia havia nos dado na noite anterior, e que ninguem deu o menor valor, e eu precavida guardei. Caraca nao tinha leite, nem suco ou um simples cafe. Bebemos agua para desintalar.





2 comentários:

  1. Olá,

    Adorei o comentário. O blog fez muita diferença no meu período na Ásia, ainda conheci outras blogueiros brasileiros mundo afora. Estou adorando ver os seus posts. Que pena que não estou mais na Ásia! É tanta coisa bonita para conhecer... Aproveite bastante! E coloque muitas fotinhos para a gente. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, lembrei da Denise, http://sindromedeestocolmo.com/, que é muito legal e que está na Coréia. Dê uma olhada. Quem sabe não rola um encontro?

    ResponderExcluir